quarta-feira, agosto 23, 2006

Juliana

Juliana vendia flores na praça. Flores lindas de todas as cores. Tal como as flores, Juliana era linda. Sem saber como Juliana viu-se num pequeno imbróglio. Estava em casa a preparar as coisas para o dia de labuta quando resolveu limpar uma jarra antiga esquecida lá em casa. Estava cheia de pó. Lembro-me que até espirrou. Enquanto esfregava viu algo estranho acontecer. Apareceu o génio da jarra à Juliana.
Primeiro assustou-se, mas depois ficou mais calma. Ela sabia bem que era possível encontrar o génio da jarra ao limpar, era mais ou menos como encontrar a maçaroca de milho vermelho, o "milho rei". Não acontecia a toda a gente, mas acontecia.
O génio concedeu-lhe 3 desejos e Juliana, aflita disse "Mas eu não tenho 3 desejos..."
O génio concedeu-lhe alguns dias para pensar e ficou lá por casa enquanto ela se decidia. Juliana sempre recebeu muito bem as pessoas em casa dela, mas aquele era o génio da jarra, por isso fez-lhe a cama com a colcha boa e até foi às compras. Não queria que lhe faltasse nada. Até trouxe marmelada daquela que se venda nos hipermercados, mas daquela que é de uma marca conhecida.
O génio viu que juliana era boa pessoa e até insistiu para a ajudar nas lides de casa, afinal era um génio e estava ali para servir e não para ser servido, mas Juliana não deixou, apenas acedeu a que o génio lavasse a loiça uma vez depois de jantar, porque ele insistiu mesmo muito.
Os dias foram passando e o génio até estava com outra cor. Viver dentro de uma jarra não é facil e aquela não deixava entrar muito sol porque era de metal dourado, por isso o génio estava muito pálido quando saiu da jarra, mas agora ja estava melhor.
Juliana falou ao génio da praia que havia perto lá de casa, para a eventualidade de ele querer apanhar algum ar marinho, só lhe faria bem. O génio ainda foi à praia 3 vezes, mas ele era muito sensivel ao sol, não estava habituado, por isso achou melhor deixar de ir.
Chegou o dia de pedir os três desejos. Juliana, aflita disse que ainda não se tinha decidido. O génio disse-lhe que não podia esperar mais, apenas tinha feito um favor especial por Juliana parecer boa pessoa, mas tinha o trabalho todo atrasado e já havia pelo menos mais 5 pessoas a esfregar jarras e ele tinha de aparecer a alguma delas. Por isso Juliana tinha de pedir os 3 desejos nessa mesma hora para o génio poder ir embora. Claro que ele agradeceu a estadia. Gostou muito de ter estado alí em casa numa espécie de miniférias que ele andava tanto a precisar, mas o trabalho é mesmo assim, é cansativo e viver dentro de uma jarra não deve ser tarefa fácil.
Juliana ainda perguntou se não podia esperar mais um bocado, mas o génio disse que não.
Então, Juliana pediu só um desejo.